Projeto Coral Vivo

15/10/2009 13:21

 

Histórico

O Projeto Coral Vivo foi inicialmente idealizado por pesquisadores do Museu Nacional/UFRJ, Dr. Clovis Barreira e Castro (Coordenador e Membro do Comitê Gestor) e Dra. Débora de Oliveira Pires (Membro do Comitê Gestor). Em 1994, estes docentes decidiram estudar os processos de estruturação, formação e renovação da comunidades coralíneas brasileiras, e em 2003 criaram o Projeto Coral Vivo com o apoio financeiro do Fundo Nacional do Meio Ambiente/MMA. Este apoio foi concedido através do Instituto Recifes Costeiros (IRCOS).

Em seus dois primeiros anos (2004-2006), o Projeto Coral Vivo estabeleceu marcos históricos no conhecimento da biologia e ecologia de corais recifais endêmicos do Brasil, como a definição de períodos específicos da desova anual de espécies-chave (hoje sabemos dia e hora das desovas das principais espécies-alvo do Projeto) e a obtenção de milhares de filhotes de corais resultantes de fecundações in vitro (produziu até 500.000 larvas em uma única desova).

Linhas de Ação

Os objetivos do Projeto Coral Vivo são estudar ambientes recifais brasileiros de forma multidisciplinar (incluindo aspectos sociais) e realizar ações para disseminar conhecimento sobre estes ambientes para diversos setores da sociedade, além de atuar junto a multiplicadores de sua mensagem. Atua de forma integrada, multidisciplinar e multi-institucional, em três linhas de ação principais: geração de conhecimento, ensino/educação ambiental e sensibilização/mobilização da sociedade.

Fotos

Fotos de desova de corais

Para saber mais acesse: https://www.coralvivo.org.br/