Cientista encontra espécie de caracol que regenera parte do corpo

04/10/2012 11:30

Molusco foi descoberto em ilhas de província do Japão.
Ele consegue soltar parte da cauda durante ataque de predadores.

 

Cientistas descobriram no Japão uma espécie de caracol que consegue soltar parte de sua cauda para escapar do ataque de predadores. Após a perda, o molusco regenera a parte do corpo.

De acordo com o estudo, divulgado nesta semana no jornal da academia britânica de ciência, um cientista japonês encontrou a espécie Satsuma caliginosa caliginosa, batizada com o nome japonês isshikimaimai, vivendo em ilhas da província de Okinawa.

O pesquisador presenciou o ataque de cobras a esta espécie e viu que o caracol soltava parte da cauda toda vez e escondia o resto do corpo dentro da concha. Semanas depois, a cauda havia sido regenerada.

Essa capacidade de expurgar partes do corpo havia sido constatada anteriormente apenas em lagartos, caranguejos e minhocas.

Imagem feita em 2005 por pesquisador mostra espécie de caracol que consegue regenerar parte do cauda após soltá-la durante ataque de predadores (Foto: Masaki Hoso/AFP)
Imagem feita em 2005 por pesquisador mostra espécie de caracol que consegue regenerar parte do cauda após soltá-la durante ataque de predadores (Foto: Masaki Hoso/AFP)
 

Espécie africana de rato também tem essa capacidade
Na semana passada, Cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, anunciaram a descoberta de duas espécies de ratos no Quênia, na África, que também soltam e regeneram pedaços de pele com grande facilidade.

Os animais usam o mecanismo para fugir de seus inimigos naturais, deixando a pele rasgar quando são agarrados, afirma a pesquisa divulgada na revista "Nature". Depois, eles possuem a capacidade de recuperar o tecido, junto com as glândulas de suor, pelos e até cartilagem.

Ao contrário de ratos comuns, que ficam com cicatrizes quando a pele é removida, o estudo diz que as espécies recém-descobertas não apresentaram marcas deste tipo após terem se regenerado.

Os ratinhos africanos receberam os nomes científicos de Acomys kempi e Acomys percivali. Os cientistas acreditam que o próximo passo a ser dado é estudar os mecanismos genéticos e moleculares que levam à regeneração nestes animais. Compreender este “truque” poderia um dia ajudar vítimas de queimaduras que necessitam de cicatrização ou regeneração da pele.

*Com informações da France Presse

Rato 'Acomys kempi', recém-descoberto na África, têm capacidade de regenerar a pele (Foto: Reprodução/'Nature')

 

g1.globo.com/natureza/noticia/2012/10/cientista-encontra-especie-de-caracol-que-regenera-parte-do-corpo.html