Greenpeace realiza protestos contra a Shell e a exploração de óleo do Ártico

24/02/2012 13:01

greenpeace
A atriz Lucy Lawkess, da série "Xena, a Princesa Guerreira", também escalou o navio da Schell/Foto: Divulgação

A organização Greenpeace, na Nova Zelândia, bloqueou, no dia 24 de fevereiro, um navio de exploração de óleo que seguia para a região do Alaska, onde a Shell vai perfurar poços de petróleo. O protesto contou com o apoio da atriz neozelandesa Lucy Lawkess, da série "Xena, a Princesa Guerreira".

Durante a manifestação, ela se juntou a um grupo de ativistas e escalou os 53 metros do navio da petroleira e estenderam um cartaz com os dizeres: "Pare Shell" e a hashtag #SaveTheArctic ("Salve o Ártico").

Em nota do Greenpeace, Lawless afirma: "É preciso ficar esperto e começar a transição para um futuro energético limpo, verde e sustentável. Isso significa que a Shell tem que sair do Ártico".

Um protesto semelhante foi realizado no Reino Unido, no dia 21 de fevereiro, no National Gallery, em Londres. No momento em que um grupo de escaladores subiu até o teto do prédio, um evento com os executivos da Shell estava sendo realizado dentro do museu.

Os manifestantes estenderam uma grande faixa com os dizeres "Não é pintura a óleo", em referência à exploração de petróleo no Ártico, que estava sendo negociada. Do lado de fora, um ativista fantasiado de urso polar chamava atenção dos transeuntes, enquanto dezenas de voluntários do Greenpeace explicavam a ação.

Exploração no Ártico

Em 30 anos, o Ártico perdeu 75% do gelo, e as temperaturas estão aumentando em grande velocidade, se comparadas com outras partes do planeta. Com as terras e o oceano à mostra, foi descoberto que a área tem grande potencial para exploração de petróleo.

O que os ativistas do Greenpeace defendem é que um vazamento de óleo na região teria efeitos devastadores para o sensível ecossistema, que já sofre com os efeitos do aquecimento global e a redução das calotas polares.

Fonte:https://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/fevereiro/greenpeace-realiza-protestos-contra-a-schell-e-a