Encontrado o primeiro vertebrado fotossintético do mundo, uma salamandra

10/04/2012 10:18

Pela primeira vez cientistas descobrem organismos fotossintéticos que vivem no interior das células de vertebrados.

SOLAR-Mander: A embriões da salamandra manchada têm algas simbióticas que vivem dentro deles. (Foto: Wiki Commons / domínio público)

Embriões da salamandra manchada têm algas simbióticas que vivem dentro deles. (Foto: Wiki Commons / domínio público)

Acreditava-se há muito tempo que só as plantas, algas, algumas bactérias e alguns poucos invertebrados eram capazes de tirar proveito da fotossíntese, que converte a luz solar diretamente em energia. Entretando, pela primeira vez, um vertebrado fotossintético foi encontrado, trata-se da já conhecida e comum salamandra manchada (Ambystoma maculatum).

Entenda melhor essa descoberta acessando a notícia completa:

 

Tradução Livre

Os cientistas acreditavam há muito que só as plantas, algas, algumas bactérias e alguns invertebrados poucos foram capazes de tirar proveito da fotossíntese, que converte a luz solar diretamente em energia. Agora, porém, pela primeira vez, um vertebrado fotossintética foi encontrada, de acordo com a natureza.
 

A criatura incrível não é outro senão o bem comum manchado salamandra (Ambystoma maculatum). Ironicamente, a salamandra maculosa não é uma nova espécie para os pesquisadores, e que há muito se sabe que os embriões dos animais partilham uma relação simbiótica com algas fotossintéticas. Esse relacionamento, no entanto, foi sempre assumido como um outro no exterior, onde as algas eo trabalho salamandra separadamente em direção a uma troca justa de recursos.
 

Acontece que os pesquisadores não estavam olhando de perto o suficiente. Ao estudar um lote de embriões da salamandra, o cientista Ryan Kerney da Universidade Dalhousie, viu algo diferente do que o dogma prevalecente sugere - uma cor verde brilhante vindo de dentro de suas células.
 

Que a cor geralmente indica a presença de clorofila, que é o pigmento de absorção de luz verde que faz fotossíntese possível.
 

"Só de farra, eu decidi dar uma imagem de longa exposição fluorescente de um embrião de salamandra pré-filhote", disse Kerney. Após fazer o backup que se experimento usando microscopia eletrônica de transmissão, ele confirmou sua suspeita. Havia algas simbiontes localizados no interior das células da salamandra.
 

Na verdade, os parceiros simbióticos foram freqüentemente encontrados na fronteira mitocôndrias, organelas responsáveis ​​pela geração de energia de uma célula. Assim, é provável que as mitocôndrias foram aproveitando direta do oxigênio e carboidratos, os subprodutos da fotossíntese que foram gerados pelas algas.
 

A razão que esta descoberta é surpreendente porque todos os vertebrados têm o que é conhecido como um sistema imune adaptativa, o que naturalmente destrói qualquer material estranho biológica encontrada no interior das células. Como as algas nas células da salamandra ignorar essa defesa é um mistério.
 

Ainda mais interessante, Kerney também descoberto que as algas está presente nas ovidutos de adulto do sexo feminino manchado salamandras, em que os embriões nos seus formar sacos. Isto significa que é possível algas simbióticas são passados ​​de mãe para filho durante a reprodução.
 

"Eu me pergunto se as algas poderiam estar recebendo em germe [Sexo] células", comentou David Wake, da Universidade da Califórnia, Berkeley, que assistiram a apresentação do Kerney. "Isso realmente poderia desafiar o dogma [de células de vertebrados dispõem de material biológico estrangeiro]. Mas por que não?"
 

Embora esta seja a primeira vez que uma estreita co-existência com um organismo fotossintético foi encontrado em um vertebrado, a descoberta deixa em aberto a questão sobre se outros animais possam abrigar traços semelhantes.
 

"Eu acho que se as pessoas começam a olhar, podemos ver muitos outros exemplos", disse o biólogo Daniel Buchholz.

 

Fonte:www.mnn.com/earth-matters/animals/stories/salamander-is-worlds-first-photosynthetic-vertebrate?fwcc=1&fwcl=1&fwl#void