Download Geologia

18/05/2010 13:04

DECIFRANDO A TERRA

https://biblioteca.igc.usp.br/expo_virtual/img/9.jpg

Decifrando a Terra vem preencher uma lacuna sentida há muito no ensino de Geociências, nos cursos de graduação de Geologia, Geofísica, Geografia, Biologia, Química, Oceanografia, Física, Agronomia e Engenharias, entre outros.

Links para download:


Decifrandro a Terra colorido. O texto está muito claro (não dá pra ler bem)
https://www.4shared.com/file/54384885/62732905/Decifrando_a_terra_01-11.html?s=1
https://www.4shared.com/file/54387604/c586117f/Decifrando_a_terra_12-16.html?s=1
https://www.4shared.com/file/54388977/40f18169/Decifrando_a_terra_17-19.html?s=1
https://www.4shared.com/file/54390091/c0143302/Decifrando_a_terra_20-22.html?s=1
https://www.4shared.com/file/54386108/71c32cb4/Decifrando_a_terra_23-28.html?s=1

Decifrando a Terra preto e branco. O texto está excelente para leitura
https://www.4shared.com/file/89737216/2309eed8/Decifrando_a_Terra.html?s=1
 

Manual de Hidrogeologia Básica para Estruturas em Drenagens - DNIT 2005

 

 



 
A presente edição do Manual Hidrologia Básica para Estruturas de Drenagem tem por objetivo principal a divulgação dos procedimentos a serem adotados no dimensionamento dos equipamentos de drenagem rodoviária envolvendo os bueiros, pontes e demais dispositivos de modo a que se venham a adotar as soluções mais eficientes e uniformes possíveis.

 

 

Download:
Manual de Hidrogeologia Básica para Estruturas em Drenagens (.pdf)
Manual de Hidrogeologia Básica para Estruturas em Drenagens(megaupload)
 

Manual de Fundamentos Cartográficos e Diretrizes Gerais para Elaboração de Mapas Geológicos, Geomorfológicos e Geotécnicos (1989)

Autor: Maria do Carmo S. Rodrigues dos Santos
AS INFORMAÕES AQUI APRESENTADAS RESULTAM DA CONSTATAÇAÕ DAS NECESSIDADES DE TÉCNCOS DE DIVERSAS ÁREAS( GEÓLOGOS, ENGENHEIROS, AGRÔNIMOS, ETC) QUE POR MAIS DE UMA DÉCADA TEM PERCORRIDO À SECÃO DE CARTOGRAFIA DE DIVISÃO DE MINAS E GEOLOGIA APLICADA DO IPT PARA ESCLARECIMENTOS SOBRE PROJEÇÕES, COORDENADAS, DECLINAÇÃO, QUADRÍCULA ETC., E PARA ORIENTAÇÃO QUANTO À ELABORAÇÃO DE MAPAS GEOLÓGICOS, GEOMORFOLÓGICOA E GEOTÉCNICOS...


Senha: geodownload.blogspot.com

Download:
Manual de Fundamentos Cartográficos e Diretrizes Gerais para Elaboração de Mapas Geológicos, Geomorfológicos e Geotécnicos (1989)
(27.1 MB)

 

Mineração e Meio-Ambiente - IBRAM

 






O Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM é a entidade nacional representativa de empresas e instituições que atuam na indústria da mineração.

 


Senha: geodownload.blogspot.com

Download:
Mineração e Meio-Ambiente - IBRAM (24.0 MB)

 

TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS - BRASIL 2015



No dia 19 de outubro de 2007 foi lançado o livro Tendências Tecnológicas - Brasil 2015.
 

Mudanças Ambientais da Terra - By Kenitiro Suguio (2008)



Este livro versa sobre 25 temas ambientais ligados a Terra e foi publicado pelo Instituto Geológico em apoio às comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e ao Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT).

Senha: geodownloa.blogspot.com

Download:
Mudanças Ambientais da Terra - By Kenitiro Suguio (2008) (4.9 Mb)
 

Manual Técnico de Gemas - DNPM / IBGM



Temos o prazer de apresentar a terceira edição do Manual Técnico de Gemas, fruto da parceria entre o DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral e o IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos.


Senha: geodownload.blogspot.com

Download:
Manual Técnico de Gemas - DNPM / IBGM (2.34 Mb)

Atlas de Geologia (1980)


O Atlas de Geologia é, sem dúvida, uma ferramenta de trabalho ao alcance dos estudantes e do grande público em geral. Os autores, mesmo em se considerando o espírito de síntese desta série de publicacões, conseguiram mostrar, de forma convincente, a Geologia e os seus múltiplos aspectos. Faz-se verdadeiro passeio através desta ciência quando se folheia as magníficas estampas multicoloridas, onde a Terra, como personagem central, revela-se sob ângulos os mais diversos.

Download:
Atlas de Geologia (1980)
(8.4 Mb)
 

Geologia Médica no Brasil - CPRM

 


Geologia Médica no Brasil é uma obra que tem por objetivos divulgar fundamentos, metodologias e resultados de investigações já realizadas dentro do conceito multidisciplinar da “Geologia Médica”. O livro é composto por artigos referentes às apresentações de pesquisadores brasileiros durante o Workshop Internacional de Geologia Médica, em junho de 2005, no Rio de Janeiro. Nesta obra, os autores apresentam um panorama da integração de disciplinas no enfrentamento de problemas ambientais de saúde no Brasil. Também contém as noções básica e a evolução histórica da Geologia Médica no mundo e uma breve descrição do atual estádio da Geologia Médica no Brasil.
 
Download:

Geologia do Continente Sul-Americano

 



O livro "Geologia do Continente Sul-Americano - Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida" é uma justa homenagem ao emérito professor, um dos fundadores da Geologia brasileira e o coordenador brasileiro da grande pesquisa patrocinada pela UNESCO, em meados do século passado, para a comprovação da teoria das placas tectônicas e da deriva dos continentes. O livro - organizado por Virginio Mantesso Neto, Andréa Bartorelli, Celso Dal Ré Carneiro e Benjamin Bley de Brito Neves - conta com a participação de 74 geólogos que escreveram especialmente para o livro 33 artigos que tratam de pesquisas recentes sobre as questões da geologia do continente sul-americano. Numa edição de luxo, com 673 páginas ilustradas, o livro conta com o resumo de cada artigo em inglês e em espanhol. Traz também um CD-ROM com o texto completo na forma digital, a bibliografia (quase) integral do Professor Fernando, a reprodução da maior parte de seus escritos em formato PDF, uma vasta coleção de fotos de seu arquivo particular, depoimentos de seus alunos e colegas de trabalho, e outras informações.

Download:
Geologia do Continente Sul-Americano (89.2 Mb)
 
 

 

 

 

Para Entender a Terra

 



Trata-se de um clássico internacional na área e uma das melhores obras do gênero. É o primeiro livro de geologia geral traduzido nos últimos 110 anos. Ricamente ilustrado e totalmente colorido, o livro apresenta a visão mais moderna sobre o planeta e os novos desafios da gestão ambiental planetária. Escrito em linguagem técnica precisa é, ao mesmo tempo, acessível ao público geral, não habituado à temática geológica.

Download:
Para Entender a Terra - Cap. 01
Para Entender a Terra - Cap. 02
Para Entender a Terra - Cap. 03
Para Entender a Terra - Cap. 04
Para Entender a Terra - Cap. 05
Para Entender a Terra - Cap. 06
Para Entender a Terra - Cap. 07
Para Entender a Terra - Cap. 08
Para Entender a Terra - Cap. 09
Para Entender a Terra - Cap. 10
Para Entender a Terra - Cap. 11
Para Entender a Terra - Cap. 12
Para Entender a Terra - Cap. 13
Para Entender a Terra - Cap. 14
Para Entender a Terra - Cap. 15
Para Entender a Terra - Cap. 16
Para Entender a Terra - Cap. 17
Para Entender a Terra - Cap. 18
Para Entender a Terra - Cap. 19
Para Entender a Terra - Cap. 20
Para Entender a Terra - Cap. 21
Para Entender a Terra - Cap. 22
Para Entender a Terra - Cap. 23

 

 

 

Águas Subterrâneas - Robert W. Cleary

 



O Dr. Robert W. Cleary é um dos mais renomados acadêmicos de águas subterrâneas do mundo. Dr. Cleary é Ph.D em engenharia química. Foi professor da Princeton University de 1972 a 1979 e do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo de 1980 a 1992.

Durante os anos que lecionou no Brasil, o Dr. Cleary escreveu o capítulo "Águas Subterrâneas" no livro Engenharia Hidrológica, publicado em 1989 pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH). Este texto é um dos poucos materiais disponíveis em Língua Portuguesa sobre o tema e é utilizado há quase duas décadas em vários programas de graduação e pós-graduação no Brasil.

Em função da tiragem limitada da publicação da ABRH em 1989, em edição única, a disponibilidade deste texto nos dias de hoje era bastante restrita. Entendendo a contribuição e relevância que este capítulo do Dr. Cleary representa para estudantes e profissionais de águas subterrâneas, a Clean Environment Brasil (www.clean.com.br) e a Princeton Groundwater Inc. (www.princeton-groundwater.com) disponibilizam para distribuição gratuita, com autorização da ABRH, o conteúdo integral deste texto científico em formato eletrônico.

Download:
Águas Subterrâneas - Robert W. Cleary (38 Mb)

 

 

Geocronologia Aplicada ao Mapeamento Regional - CPRM

 



Download:
Geocronologia Aplicada ao Mapeamento Regional

 

Geologia, Tectônica e Recursos Minerais do Brasil - CPRM

 



Downloads:
Parte I - Geologia


Parte II - Tectônica


Parte III - Recursos Minerais e Associações Metalogenéticas


Parte IV - Recursos Minerais Industriais e Energéticos


Parte V - Organização de Informações em SIG

 

 

GEODIVERSIDADE DO BRASIL

 




Produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o livro “Geodiversidade do Brasil: Conhecer o Passado, para entender o Presente e prever o Futuro” visa oferecer aos diversos segmentos da sociedade uma tradução do conhecimento geológico-científico. Sua comunicação simples e objetiva facilita a compreensão para fins de planejamento e gestão do território brasileiro aplicados em bases sustentáveis, principalmente para obras de infraestrutura, potencial mineral, agricultura, uso dos recursos hídricos, comportamento frente às fontes poluidoras, riscos geológicos no meio ambiente e geoturismo, apontando as limitações para o uso e ocupação dos terrenos.


Download:
GEODIVERSIDADE DO BRASIL